sexta-feira, 31 de agosto de 2012

VÍDEO DO SOLOS FÉRTEIS 2010!

Clipe do primeiro SOLOS FÉRTEIS! Imagens captadas durante o festival, em novembro de 2010!


Até a próxima!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

RUTH GUIMARÃES!

Ruth Guimarães é atriz, diretora e produtora, especializada em Linguagem Teatral e Arte Educadora, pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, em Brasília-DF. Atuou como Professora de Teatro e de Contação de Histórias em cursos para professores, no Sindicato dos Professores do DF, Encontros de Teatro Popular em Santiago (Chile), no Paraguai e na Cidade do México, bem como em vários estados brasileiros. Foi também consultora de atividades teatrais relacionadas a prevenção de DSTs/AIDS do projeto BRA 94-PO6, uma parceria do GDF e ONU, de 1996 à 1998.

(Ruth Guimarães no espetáculo As idades da Loba. Foto: Sergio Vianna)

Estará no SOLOS FÉRTEIS com o espetáculo As idades da Loba, uma obra que, em 2012, completou 10 anos de jornada nos palcos de todo Brasil. Nele, uma mulher na terceira idade faz uma reflexão bem humorada sobre a essência feminina, transcendendo ao determinismo do envelhecimento e das simples condições físicas e biológicas e fazendo disso um tributo a existência!

(Ruth Guimarães em cena com As idades da Loba. Foto: Sergio Vianna)

Até a próxima!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PRISCILLA DUARTE!

Outra convidada nacional é a carioca Priscilla Duarte. Priscilla é atriz, bacharel em Artes Cênicas pela Unirio, mestranda em Artes e professora na UFOP. Sua formação inclui Teatro-Dança clássico estilo Odissi (Itália e Índia), método GDS de Cadeias Musculares e Articulares (Itália e Brasil) e método Pilates, pela Physio Pilates/Polestar Education (MG).

(Priscilla no espetáculo Pedro e o lobo. Foto: Rogério Reis)

Atriz fundadora do Teatro Diadokai desde 1996, ao lado do diretor Ricardo Gomes, foi também atriz e colaboradora do Teatro Tascabile di Bergamo (Itália, de 1989 a 1994 e de 2003 a 2007). Dentre as diversas produções do Teatro Diadokai, Pedro e o lobo é o espetáculo de carreira mais longa na história do grupo. Desde sua estréia no Rio de Janeiro, em 1996, realizou mais de 300 apresentações no Brasil, Itália, Alemanha e Portugal, com grande sucesso de público.


(Divulgação de Pedro e o lobo. Foto: Rogério Reis)

Pedro e o lobo, de Prokofiev, é um espetáculo de teatro-dança onde uma atriz/dançarina solista narra a história e encarna todos os seus vários personagens, em uma transformação contínua que acontece diante dos olhos dos espectadores, através de mudanças no figurino e do uso do corpo e da voz. A história de Pedro e o lobo é uma alegoria da iniciação da criança no mundo dos adultos. O tema da iniciação mergulha as suas raízes na psique profunda de todos nós. 

Até a próxima!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

DÉBORA ALMEIDA!

Nascida e residente no Rio de Janeiro, Débora Almeida é atriz, produtora cultural, professora e pesquisadora em Artes Cênicas e bailarina de dança afro. É formada em Interpretação Teatral e Licenciatura em Teatro pela Uni-Rio.

Participou, em dezembro de 2010, do III FESMAN - Festival Mundial de Arte Negra, em Dakar, Senegal, onde apresentou o espetáculo Silêncio, com a Cia. dos Comuns, companhia de teatro formada somente por atores negros, que tem como objetivo difundir a cultura de matriz afro-brasileira e difundir a cultura negra. Com a Cia. dos Comuns, participou ainda em outros projetos de 2001 a 2010.

(Débora Almeida no espetáculo Silêncio, em 2007. Foto: André Pinnola/Cia. dos Comuns)

Como escritora participou de Cadernos Negros 32, antologia de contos de escritores negros organizada pelo selo Quilombhoje, São Paulo. Foi colaboradora dramatúrgica dos espetáculos Silêncio, Bakulo, Candaces e A Roda do Mundo, pela Cia. dos Comuns. 

Débora assina a pesquisa, a direção, o texto e atua no espetáculo Sete Ventos. A história conta a jornada de Bárbara, uma escritora negra, filha de Iansã, que conta e revive as histórias das mulheres que influenciaram a sua vida. Bárbara relembra sete mulheres, que também poderiam ser sete qualidades de Iansã, e que foram fundamentais para a sua formação. Essas mulheres - algumas de sua família, como sua própria filha, outras anciãs e jovens - mostram o entrelaçamento das histórias através do passado, presente e futuro. 

(Débora como Bárbara em Sete Ventos. Foto: Guina Ramos) 

Por meio dos relatos de Bárbara, que expõe suas dúvidas e o seu processo de crescimento baseado em uma educação que sempre privilegiou a referência social à sua ancestralidade negra, Sete Ventos mostra a história do próprio negro brasileiro que tenta reconstruir sua história e sua identidade cercado pelas contradições do seu cotidiano. No espetáculo, a atriz funciona como a figura do griot - personalidade tradicional da oralidade africana, símbolo representativo de todos os narradores, dos que contam contos, sábios, avós, mães e todos os demais personagens cênicos, que, nas sociedades africanas, são depositários de histórias, de testemunhos ou tradições.

(Cena de Sete Ventos. Foto: Zezzynho Andrade)

Sete Ventos é o resultado de uma pesquisa iniciada em setembro de 2008 sobre os elementos simbólicos e performáticos existentes no mito de Iansã e sua utilização na linguagem teatral. Baseia-se também nas reflexões de Débora sobre o universo feminino negro e utiliza-se de depoimentos e relatos de mulheres negras entrevistadas e pesquisadas pela atriz.

Ela esteve com o espetáculo em março deste ano no 3º Mulher em Cena, festival de teatro de mulheres em Caxias do Sul (RS), organizado por Tina Andrighetti.

Para saber mais sobre Débora Almeida e seus trabalhos sob o foco nas mulheres negras, clique aqui.

Até a próxima!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CHRISTINA KYRIAZIDI!

Christina Kyriazidi é artista de teatro e mora em Berlim. Estudou Artes Cênicas e Escrita de Peças na Grécia e no Reino Unido. Seu trabalho é basicamente influenciado pela dança Butoh, Biomecânica Meyerhold, Mímica Corporal, Chant Polyglotte e pela técnica de teatro desenvolvida pelo Odin Teatret, com o qual colaborou em duas produções: Ur-Hamlet e The Marriage of Medea. Atuou como atriz na Grécia, Itália, Dinamarca, Alemanha, França, Polônia e Irlanda. 

(Cena do espetáculo Komatsi, do Marinaio Teatro. Foto: Marinaio Teatro)

Participou, em 2005, do XIV ISTA (International School of Theatre); na residência de Verão Gardzienice Theatre (Polônia); na residência de arte Generation, do Brandnewproject (Irlanda, 2010); e na Escola Intensiva de Verão do Commedia dell’Arte of Teatro Punto (França, 2011). Treinou também com El Baldio Teatro (Buenos Aires, Argentina). Em 2010, fundou em Berlim, a companhia Marinaio Teatro e, em 2011, a banda Vaiven, com o músico Ian Belinchon. Ela também é a fundadora do Festival Internacional de Teatro KNOTS.

(Cena do espetáculo Ur-Hamlet, de Eugenio Barba. Foto: Divulgação)

Christina estará no SOLOS FÉRTEIS com o espetáculo Origins. Origins é a celebração de uma transição, que representa tanto a morte quanto a ressurreição. Uma atriz entra neste tempo circular e neste espaço vazio para transformá-los em uma experiência que é equivalente ao ritmo de um virar de páginas de um álbum de família. De onde eu venho e para onde estou indo? Em sete fragmentos de performance, a atriz, através da dramatização de mitos tradicionais, histórias pessoais, canções antigas e memórias escondidas passa por diferentes personagens: um escritor, uma noiva, um viajante, um sem-teto, uma mãe, uma mulher apaixonada e uma pessoa em luto.

(Christina em Origins. Foto: Marinaio Teatro)

Para saber mais sobre Christina Kyriazidi, clique aqui.

Até a próxima!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

ANITA MOSCA!

Anita Mosca é italiana mas mora no Brasil, em Belo Horizonte. Dramaturga, diretora e atriz, Anita estudou teatro, mimeses, dança, canto e máscaras no E.T.I. (Ente Teatrale Italiano, Roma). 

Segue o trabalho do Odin Teatret desde 2001, participando de sessões da Universidade de Teatro Eurasiano, dirigidas por Eugenio Barba; cursos de expressão vocal com Julia Varley e Kai Bredholt; e foi atriz residente do masters-in-residence A Arte Secreta do Ator, em 2011, com Eugenio e Julia em Brasília.

(Anita Mosca. Foto: Alessandra Stefani) 

Anita estará em cartaz no festival com o espetáculo La Svergognata. O espetáculo é um delírio de vozes e estórias que se misturam, uma memória polifônica de mulheres atravessadas pelo conflito que violenta as suas vidas, forçadas às tentativas de adaptação a uma condição de subalternidade e explosões de rebelião. Diversas línguas e dialetos - do napolitano, áspero e crítico, àqueles de outros lugares e de outros países - se seguem e se confundem para contarem a fadiga de se tornar mulher.

(La Svergognata. Foto: Profonditadicampo) 

Por esse trabalho, que leva ainda sua assinatura na direção e dramaturgia, Anita recebeu o Prêmio Girulà de Melhor Atriz (Itália), em 2008. La Svergognata é uma livre adaptação do romance homônimo de Sahar Khalifeh, escritora palestina nascida em 1942. Originalmente um dueto, Anita adaptou o espetáculo especialmente para o SOLOS FÉRTEIS!

Até a próxima!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CAROLINA PIZARRO!

A chilena Carolina Pizarro é discípula de Julia Varley desde 2006. Em 2010 viaja para Dinamarca, onde surge a idéia de criar um trabalho solo, dirigido por Julia. Apresentado como um work-in-progress, Tierra de Fuego esteve em cartaz na Dinamarca (no Odin Teatret, de março a junho de 2011), no País de Gales (no festival Legacy & Challenge, aniversário de 25 anos do The Magdalena Project, em agosto) e em Barcelona (no Piccolo Circus, em setembro).

(Carolina durante treinamento do Kalaryppayattu, na Índia. Foto: Dramaturgactoral.com)

Tierra de Fuego explora o conceito de viagem enraizado a uma terra de lembranças de um imaginário feminino: uma terra onde o fogo se mantém aceso como sinal de que ainda existe um lugar. A memória viaja pelas raízes da própria história e de distintas mulheres chilenas que começaram uma viagem. Algumas decidiram viajar, outras foram obrigadas a fazê-lo. Mas para cada uma delas esse trânsito significou transformação. Somente então já não há diferença entre o presente o passado; eles se mesclam, se penetram e a palavra "viagem" se impregna de um profundo sentido de vida.

(Tierra de Fuego. Foto: Tommy Buy)

Carolina também é diretora, dramaturga e professora. Trabalhou como atriz no projeto "História Aberta", sob a direção do diretor belga Lorent Wanson. É discípula do Templo Hindustan Kalari Sangham, na Índia, onde estudou artes marciais, dança e canto de novembro de 2011 a janeiro deste ano. 

(Ana Woolf, Roxana Piñeda, Carolina Pizarro, Pilar Restrepo e participantes na roda final do Legacy & Challenge. Foto: Katharina Barbosa) 

Além disso, ao lado de Verónica Moraga, organiza o primeiro evento Magdalena no Chile - Punto de Partida, que deve acontecer em maio de 2013.

Para mais informações sobre Carolina Pizarro, clique aqui.

Até a próxima!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

NOVAMENTE, JULIA VARLEY!

Madrinha da primeira edição do SOLOS FÉRTEIS, Julia retorna a Brasília com sua oficina e demonstração O Eco do Silêncio e o espetáculo inédito na cidade, As Borboletas de Doña Música.

(Julia Varley em mise-en-scene durante lançamento do livro de 25 anos do The Magdalena Project, em Cardiff. Foto: Katharina Barbosa.) 

A oficina O Eco do Silêncio se concentra na unidade do impulso físico e vocal e da voz cantada e falada, na relação entre texto e ação, tentando reconhecer a voz individual no coro e alcançar a generosidade da voz dada ao espaço. Em outras palavras, ensina as atrizes a pensarem com os pés.

(Ministrando a oficina Eco do Silêncio, na primeira edição do SOLOS FÉRTEIS. Foto: Edu Barroso) 

A demonstração O Eco do Silêncio é sempre uma grande surpresa. Julia apresentou este trabalho-espetáculo na primeira edição do SOLOS FÉRTEIS, em 2010, e na abertura da primeira edição da Arte Secreta do Ator, em 2008, ambas em Brasília. Recentemente vimos a demonstração em Porto Alegre, em um encontro com o Odin Teatret. Essas apresentações foram algumas vezes filmadas, a pedido de Eugenio Barba (Odin Teatret) pois Julia sempre nos presenteia com algum novo improviso - divertido, profundo e emocionante.

Em seus quase 50 anos de existência, o Odin Teatret é um dos grupos mais relevantes da história do teatro contemporâneo. Marcou parte da história de atores e grupos de teatro em todo mundo, invlusive na America Latina. Ao lado de grupos como o Yuyachkani, com seus mais de 40 anos, é um exemplo de luta contra a natureza efêmera do teatro, legados de resistência, propósito e reinvenção deste ofício.

(Improviso durante a demonstração O Eco do Silêncio na primeira edição da Arte Secreta do Ator, em dezembro de 2008. Foto: Marcelo Dischinger)

O Eco do Silêncio descreve as vicissitudes da voz de uma atriz e os estratagemas que ela cria para ‘interpretar’ um texto. A voz da atriz e o texto apresentado aos espectadores compõem a música de um espetáculo. No teatro, que aparentemente é livre dos códigos que conhecemos na música, a atriz precisa criar um labirinto de regras, referências e resistências para seguir ou não, de modo a atingir uma expressão pessoal e reconhecer sua própria voz.


(As Borboletas de Doña Música. Foto: Tony D'urso/Odin Teatret)

As Borboletas de Dona Música é uma performance dirigida por Eugenio sobre identidade que a protagonista - Doña Música, não Julia - define como a tendência a existir. É uma história sobre uma personagem que escapou de uma performance, Kaosmos, e conta sobre suas origens e aventuras em termos de entomologia, através de teorias da física moderna e com poemas e contos de outros tempos.

Para saber mais sobre Julia Varley e sua agenda de espetáculos e oficinas com o Odin Teatret, clique aqui.

Até a próxima!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

NATALIA MARCET!

Natalia é membro efetivo e forte do Magdalena 2da Generación, na Argentina, e tem um forte trabalho de prevenção e alerta às mulheres com disfunção alimentar. Além disso, trabalha com crianças e adolescentes para o desenvolvimento e conscientização do uso do corpo, potencializando suas capacidades psicofísicas.

Coordena e dirige, ainda, um trabalho chamado Espejismos (Espelhamentos, em tradução livre para o português), em que desenvolve o trabalho teatral com pessoas cegas.

(Natalia durante espetáculo Gordas, no SOLOS FÉRTEIS, em 2010. Foto: Edu Barroso) 

Paraje de Solteras é o novo work in progress de Natalia com estréia mundial no SOLOS FÉRTEISUm acordeão, a luz da lua e um coração que, em cada história de amor, busca a felicidade. O espetáculo é um percurso secreto e risonho por múltiplos romances e tentativas de busca da felicidade uma mulher que, apesar de sua incorrigível solidão, abre as portas de seu coração uma outra vez. Com o formato da narração oral, a música de um acordeão e as imagens, Mondonga nos faz mergulhar em anedotas que ilustram a força de seu coração.

(Com a personagem Mondonga, em divulgação do seu novo work in progress, Paraje de Solteras. Foto: Jose Luis Vadillo) 

Este formato de contação-de-história (narração oral) está presente em seu trabalho desde 1999 com a personagem Mondonga e, dessa forma, tenta recuperar as histórias pessoais e coletivas perdidas nas agendas repetitivas do cotidiano.

Para mais informações sobre Natalia Marcet e seus trabalhos artísticos e sociais, clique aqui.

Até a próxima!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

VERÓNICA FALCONÍ!

Verónica Falconí faz parte, ao lado de mais 4 atores, do grupo equatoriano Contraelviento, dirigido por Patricio Vallejo Aristizábal. Veronica faz parte do Contraelviento desde 2001 e é diretora e professora da Escola de Formação de Atores do grupo. Em 2011, o Contraelviento completou 20 anos.

"O teatro tornou-se para nós uma pequena pátria de rebelião e liberdade, onde realizamos nossa existência como cidadãos com plenos direitos. (...) O que vimos fazendo, diariamente, todo este largo tempo, tem sido contestar a cultura, rebelar-nos contra sua pretensão de manter uma ordem no sentido que organiza. Entendemos que nosso lugar está à margem. (...) Como uma pequena poça na margem do torrencial rio da história da cultura, que dissolve e arrasa, começamos a escrever a nossa própria história. (...) O teatro é, a partir disso, uma ação na vida da precária verdade íntima do ser. É e segue sendo para nós. Queríamos mudar o mundo, o teatro, porém continuamos aprendendo a mudar nós mesmos. Aí está o mistério do grupo, seu paradoxo e seu enigma: mudar para se manter", diz o diretor Patricio no manifesto do grupo.

(Cena da demonstração Cuando llueve en el Páramo. Foto: Divulgação) 

Verónica virá ao SOLOS FÉRTEIS com sua demonstração de trabalho Cuando llueve en el Páramo. A demonstração é uma olhada pessoal desde o mundo andino montanhês e barroco que habita uma atriz, seu processo de trabalho técnico corporal e vocal e seu desejo de modelar no palco um território de liberdade. É também uma maneira de compartilhar 12 princípios da arte do ator e um exercício pré-expressivo que chamam de DESPERTAR.

(Verónica em Cuando llueve en el Páramo no Magdalena Sin Fronteras, em Cuba, em janeiro de 2011. Foto: Carolina Vilches) 

Além da demonstração, Verónica ministrará a oficina A presença e a Lua, em que busca compartilhar esse "despertar" e transmitir os 12 princípios da arte da atriz que as permita criar o seu próprio despertar; habitar mundos contrário; pensar na atriz e no ator barrocos, como uma aproximação pessoal à experiência expressiva do corpo; tecer com os finos fios invisíveis do corpo um corpo capaz de carregar a Lua.

(Cena do espetáculo Al final del la noche. Foto: Rolando Alvares)

O espetáculo Al final de la noche é uma obra de um diálogo interior, a recordação de uma noite ou de muitas noites que são a mesma. Eva é filha de sucessivos desastres que vão naufragando uma sociedade que perde a esperança. É testemunha de guerras infames que a abraçam silenciando sua voz. É uma jovem no tempo em que é perigoso ser jovem, e é mulher. Assassinaram seus avós e filhos, tiraram sua memória e tornaram seus sonhos frívolos. 

Para mais informações sobre Verónica Falconí e o Contraelviento Teatro, clique aqui.

Até a próxima!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

HELEN CHADWICK!

Helen Chadwick é compositora com background em teatro e dança, criadora de performances e cantora. 

Já elaborou performances músico-teatrais para Royal Opera House, English Touring Opera, Festivais de Greenwich e Salisbury. Compôs para BBC, a Companhia Royal Shakespeare, Tocha Olímpica, Teatro Nacional, além de ter gravado 10 álbuns de composições próprias. Suas performances, tanto solo como em grupo, foram apresentadas em turnê pela Europa, América Latina e antiga União Soviética. 

(Espetáculo Dream Through Your Singing Mouth, no MagFest 2012, em Pescara, Itália. Foto: Massimo Camplone) 

O Helen Chadwick Group tem uma longa história de elaboração de performances músico-teatrais compostas por Chadwick, regularmente sem instrumentos. A obra Dalston Songs - encomendada pela Royal Opera House - foi baseada em entrevistas da própria Helen com seus vizinhos no bairro de Dalston, no leste de Londres - onde um grande mix de raças acontece e cerca de 79 línguas são faladas. Isto resultou em 70 minutos de música a capella, explorando o que é o lar e, o mais importante, o que não é. "O lar é um sentimento, não um lugar", canta um dos cantores da obra.

(Cena de Dalston Songs, dirigido e atuado por Helen Chadwick. Foto: Divulgação/helenchadwick.com)

O grupo rodou em turnê com os concertos e performances The Singing CircleNot the Love Story I Was ExpectingA Song In My Foot e Songs Out Of The Hidden Continent. Os conteúdos dos espetáculos são preenchidos por histórias cotidianas engraçadas, percussão corporal e coreografias. São também apresentados em pequenos espaços e teatros comunitários. Uma marca do trabalho do grupo é seu íntimo relacionamento com a platéia, o humor e letras e idéias poderosas.

(Website do evento Sing for Water.)

É também a fundadora do projeto Sing for Water, braço da organização não-governamental Water Aid. O Water Aid tem como objetivo melhorar o acesso à água potável, higiene e saneamento básico nas comunidades mais pobres do mundo. Com esse foco, o Sing for Water é um evento criado por Helen em 2002 onde pessoas comuns, cantores profissionais e corais se encontram com o simples objetivo de cantar. E todo o dinheiro arrecadado vai para o Water Aid. O evento começou na Inglaterra e já se estendeu para a Austrália, Alemanha e França.

(Helen durante a performance Dancing in my Mother's Arms. Foto: Rossella Viti)

Sua oficina Composição de Canções fará construção de canções a partir de frases e harmonias simples, trabalhando em grupo, em duplas e individualmente. A oficina também está aberta para quem tem seus próprios instrumentos, poemas e canções e quer compartilhá-los em grupo.

Helen se apresentará no SOLOS FÉRTEIS com a performance Dancing in my Mother's Arms. No espetáculo, Helen canta poesias de mulheres do todo o mundo: Índia, Escócia, Inglaterra, Rússia, Argentina e Geórgia. Por meio das músicas, tece histórias sobre suas aulas de ballet quando criança, sobre o embaralhar de cartas de sua avó, sobre a viúva da Geórgia que dança na montanha de seu vilarejo, sobre a síndica responsável pelas tomadas em um hotel Soviético em Moscou e sobre a poetisa que desapareceu na Argentina. 

Para mais informações sobre Helen Chadwick, clique aqui.

Até a próxima!

sábado, 4 de agosto de 2012

REGISTRATION!


SOLOS FÉRTEIS 
INTERNATIONAL MEETING AND FESTIVAL OF WOMEN IN THEATER 
THE MAGDALENA PROJECT BRAZIL 
SECOND EDITION – 10 to 16th September 2012 – Brasilia-DF 

Monologues and Solo Performances 
National and International spectacles, works in progress, work demonstrations, round-tables, lectures, book releases, installations, exhibits and masters-in-residence 

VOICES & ORIGINS – Sounds, words, songs, echos, pauses & silences 

In its second edition, SOLOS FÉRTEIS it is a festival and meeting of women on contemporary theater. It is part of The Magdalena Project – a dynamic and intercultural network, funded by Jill Greenhalgh in Whales 1986 – which makes easier the critical discussion and offers support and training to artist women, actresses, directors, researchers and performers. 

SOLOS FÉRTEIS was created to produce resonance and enhance the critical perspective, and to languages used and elaborated by women in. Since its birth, it engages itself in group on Brazil´s heart a increasing number of directors, actresses, thinkers and educators that invest on the theory and playing of solo performances, monologues, unipersonals, that emphasize the work with voice, body dramaturgy, with theatrical writing and group culture. 

SOLOS FÉRTEIS aims to stimulate the production of solos, attracting women which are daily renewing the conceptual, philosophical and linguistic panoramas of contemporary theater through the organization of a forum created specially to generate upgrading, exchange and critical thinking on that theater gender. 

To work with the theme “VOICES & ORIGINS – Sounds, words, songs, echos, pauses & silences”, we invited performers and directors from Brazil and abroad in which work with voice and singing, written words and authorial writing, body and personal geography, presence and silence are the base of their works, of the dramaturgies, researches, methods or traditions.

REGISTER NOW! 

Acquire your SOLOS FÉRTEIS passport. The festival happens during six days on Brazil´s capital. 

Part of the festival´s programme (spectacles, performances, demonstrations and round tables) are free and open to public, while the other part is closed in regimen of immersion, keeping the intimate outline and the Magdalena Project profile, where participants, artists, guests and staff stay all together most of the time. 

SOLOS FÉRTEIS 2012 passport includes: festival kit with credentials for the whole period of the event - with priority in access and sitting for all events, open and closed; transport during the period on the proposed schedule by the production; participant certificate; meals (lunch and dinner, beverage not included) and one workshop with international artist – 20 working hours. 

Participants will be able to choose between the workshops leaded by up to two international masters from complementary traditions and interchange with results in the end. The goal is to have participant artists carrying abundant material for their future projects. 

This year there are only 40 places. Once the festival aims the incentive and promotion of the women scenic production, 80% of the open places are preferably for actresses, women directors, academic women, female singers, dancers, filmmakers and performers, selected by application and résumé. To promote a wider multicultural exchange between artists from other states and countries interested participants are offered accommodation on reasonable prices (with breakfast) near the venue of the event. 

This edition resident workshops are responsibility of the founders and members of the Magdalena network, as the actress, director and teacher of performance studies from Aberystwyth University, Jill Greenhalgh (Whales); Julia Varley (Odin Teatret – Denmark); Brigitte Cirla (Voix Polyphoniques – France), Helen Chadwick (England), Deborah Hunt (Maskhunt Inc., Theatre of the Futile – Porto Rico/New Zealand), Cristina Castrilho (Teatro delle Radici – Switzerland/Argentina), Ana Woolf (Magdalena 2da Generación – Argentina) e Verónica Falconí (Contraelviento Teatro – Ecuador). 


PRODUCTION 
Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas & 
TAO Filmes +55 61 8402 2696 / 8417 8167 / 9303 3907 / 33472787 
Brasília – Brazil 
www.solosferteis.blogspot.com 
https://www.facebook.com/solos.ferteis 
http://www.themagdalenaproject.org/en/content/solos-ferteis

¡INSCRIPCIONES!


SOLOS FÉRTEIS 
FESTIVAL Y ENCUENTRO INTERNACIONAL DE MUJERES EN EL TEATRO
THE MAGDALENA PROJECT BRASIL 
SEGUNDA EDICIÓN - Del 10 al 16 de Septiembre de 2012 – Brasília – DF 

Monólogos y Unipersonales 
Espectáculos nacionales e internacionales, works in progress, demostraciones de trabajo, mesas redondas, conferencias, lanzamientos de libros, saraos, instalaciones, exposiciones y talleres de excelencia. 

VOZ & ORÍGENES - Sonidos, palabras, canciones, ecos, pausas y silencios. 

En su segunda edición, SOLOS FÉRTEIS es un festival y encuentro de mujeres en el teatro contemporáneo. Hace parte de The Magdalena Project – red dinámica e intercultural, fundada por Jill Greenhalgh en Gales en 1986, que facilita la discusión y ofrece apoyo y entrenamiento a mujeres artistas, actrices, directoras, investigadoras y performers. 

SOLOS FÉRTEIS fue creado para producir resonancias y estimular la perspectiva crítica a la voz y a los lenguajes usados y elaborados por mujeres en el teatro. Desde su origen, está dedicado a reunir en el corazón de Brasil un número cada vez más grande de directoras, actrices, pensadoras y pedagogas las cuales invisten en la teoría y en la puesta en escena de performances solo, monólogos, unipersonales, enfatizando el trabajo con la voz, con la dramaturgia corporal, con la escrita teatral y con la cultura de grupo. 

SOLOS FÉRTEIS pretende estimular la producción de solos atrayendo a mujeres que están renovando diariamente el panorama conceptual, filosófico y lingüístico del teatro contemporáneo por medio de la organización de un forum creado especialmente para generar perfeccionamiento, intercambio y reflexión sobre ese género teatral. 

Para trabajar el tema VOZ & ORÍGENES – Sonidos, palabras, canciones, ecos, pausas y silencios, invitamos a performers y directoras de Brasil y del exterior cuyo trabajo con la voz y el canto, la palabra y la escrita autoral, el cuerpo y la geografía personal, la presencia y el silencio constituyen la base de sus trabajos, de sus dramaturgias, de sus investigaciones, de sus métodos o tradiciones. 

¡INSCRIPCIONES ABIERTAS! 

Adquiera el pasaporte SOLOS FÉRTEIS. El festival se pasa durante siete días en la capital de Brasil. 

Parte de la programación de SOLOS FÉRTEIS (espectáculos, performances, demostraciones de trabajo y mesas redondas) es gratuita y abierta al público, mientras otra parte está cerrada en régimen de inmersión, manteniendo el carácter intimista y el perfil de The Magdalena Project, donde artistas participantes, artistas invitadas y el staff del festival pasan la mayor parte del tiempo juntas/os. 

El pasaporte SOLOS FÉRTEIS 2012 incluye: kit del festival con credencial que garantiza prioridad en el ingreso y ubicación privilegiada en todos los eventos (abiertos y cerrados al público); traslado durante las actividades relacionadas al festival en los horarios establecidos por la coordinación; certificado de participación; alimentación (almuerzo, cena y fiesta de cierre – Bebidas no inclusas) y un taller residente con artista internacional con carga horaria de 20 horas. 

Las participantes podrán elegir entre talleres intensivos impartidos por hasta dos maestras de tradiciones complementarias con intercambio de sus resultados al final. Su propósito es que las artistas participantes puedan llevarse consigo un abundante material para sus futuros trabajos. 

En este año son ofrecidas apenas 40 plazas. Por tratarse de un festival de incentivo y fomento a la producción escénica de mujeres, 80% de las plazas son preferenciales para actrices, directoras, académicas, cantantes, bailarinas, cineastas y performers seleccionadas por medio de envío de ficha de inscripción y currículo. Para fomentar un mayor cambio entre artistas de otras regiones y países interesadas/os en el encuentro y entrenamiento durante el festival, ofrecemos hospedaje a precios accesibles con desayuno y próximo a la estructura de las salas de entrenamiento. 

Los talleres residentes de esta edición están a cargo de las fundadoras e integrantes de la red The Magdalena Project, como la actriz, directora y profesora de estudios de performance de la Universidad de Aberystwyth, Jill Greenhalgh (Gales); Julia Varley (Odin Teatret – Dinamarca); Brigitte Cirla (Voix Polyphoniques – Francia), Helen Chadwick (Inglaterra), Deborah Hunt (Maskhunt Inc., Theatre of the Futile – Puerto Rico/Nueva Zelanda), Cristina Castrilho (Teatro delle Radici – Suiza/Argentina), Ana Woolf (Magdalena 2da Generación – Argentina) e Verónica Falconí (Contraelviento Teatro – Ecuador). 

REALIZACIÓN
Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas y TAO Filmes
+55 61 8402 2696 / 8417 8167 / 9303 3907 / 33472787
Brasília – Brasil
www.solosferteis.blogspot.com
https://www.facebook.com/solos.ferteis
http://www.themagdalenaproject.org/en/content/solos-ferteis