terça-feira, 7 de agosto de 2012

HELEN CHADWICK!

Helen Chadwick é compositora com background em teatro e dança, criadora de performances e cantora. 

Já elaborou performances músico-teatrais para Royal Opera House, English Touring Opera, Festivais de Greenwich e Salisbury. Compôs para BBC, a Companhia Royal Shakespeare, Tocha Olímpica, Teatro Nacional, além de ter gravado 10 álbuns de composições próprias. Suas performances, tanto solo como em grupo, foram apresentadas em turnê pela Europa, América Latina e antiga União Soviética. 

(Espetáculo Dream Through Your Singing Mouth, no MagFest 2012, em Pescara, Itália. Foto: Massimo Camplone) 

O Helen Chadwick Group tem uma longa história de elaboração de performances músico-teatrais compostas por Chadwick, regularmente sem instrumentos. A obra Dalston Songs - encomendada pela Royal Opera House - foi baseada em entrevistas da própria Helen com seus vizinhos no bairro de Dalston, no leste de Londres - onde um grande mix de raças acontece e cerca de 79 línguas são faladas. Isto resultou em 70 minutos de música a capella, explorando o que é o lar e, o mais importante, o que não é. "O lar é um sentimento, não um lugar", canta um dos cantores da obra.

(Cena de Dalston Songs, dirigido e atuado por Helen Chadwick. Foto: Divulgação/helenchadwick.com)

O grupo rodou em turnê com os concertos e performances The Singing CircleNot the Love Story I Was ExpectingA Song In My Foot e Songs Out Of The Hidden Continent. Os conteúdos dos espetáculos são preenchidos por histórias cotidianas engraçadas, percussão corporal e coreografias. São também apresentados em pequenos espaços e teatros comunitários. Uma marca do trabalho do grupo é seu íntimo relacionamento com a platéia, o humor e letras e idéias poderosas.

(Website do evento Sing for Water.)

É também a fundadora do projeto Sing for Water, braço da organização não-governamental Water Aid. O Water Aid tem como objetivo melhorar o acesso à água potável, higiene e saneamento básico nas comunidades mais pobres do mundo. Com esse foco, o Sing for Water é um evento criado por Helen em 2002 onde pessoas comuns, cantores profissionais e corais se encontram com o simples objetivo de cantar. E todo o dinheiro arrecadado vai para o Water Aid. O evento começou na Inglaterra e já se estendeu para a Austrália, Alemanha e França.

(Helen durante a performance Dancing in my Mother's Arms. Foto: Rossella Viti)

Sua oficina Composição de Canções fará construção de canções a partir de frases e harmonias simples, trabalhando em grupo, em duplas e individualmente. A oficina também está aberta para quem tem seus próprios instrumentos, poemas e canções e quer compartilhá-los em grupo.

Helen se apresentará no SOLOS FÉRTEIS com a performance Dancing in my Mother's Arms. No espetáculo, Helen canta poesias de mulheres do todo o mundo: Índia, Escócia, Inglaterra, Rússia, Argentina e Geórgia. Por meio das músicas, tece histórias sobre suas aulas de ballet quando criança, sobre o embaralhar de cartas de sua avó, sobre a viúva da Geórgia que dança na montanha de seu vilarejo, sobre a síndica responsável pelas tomadas em um hotel Soviético em Moscou e sobre a poetisa que desapareceu na Argentina. 

Para mais informações sobre Helen Chadwick, clique aqui.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Quanto custa para participar desta oficina?

    ResponderExcluir
  2. Sara, por favor, acesse o link ficha de inscrição para baixá-la e obter todas as informações sobre como participar, ok?! Lá já está tudo bem detalhado. Obrigada

    ResponderExcluir