terça-feira, 31 de julho de 2012

ANA WOOLF!

Ana Woolf foi uma das convidadas internacionais da primeira edição do SOLOS FÉRTEIS e desde então é grande parceira do festival e minha pessoal. Em 2010 esteve aqui com seu espetáculo Semillas de Memoria, com a estréia da demonstração de trabalho Detrás del Telón e com a oficina Koshi or not Koshi

(Detrás del Telón, apresentado no Magdalena 2da Generación, em novembro de 2011, em Dolores, Argentina. Foto: Magdalena 2da Generación)

Ana é pedagoga, atriz e diretora. Foi assistente de direção de Eugenio Barba nos espetáculos Ur-Hamlet, El casamiento de Medea e A Vida Crônica, além de colaboradora internacional do Odin Teatret. Integra como pedagoga o staff internacional da ISTA - International School of Theatre Anthopology (Escola Internacional de Antropologia Teatral). 

Contribui ainda com Teatret OM (DIN); Universidade de Nice Sophia Antipolis, com o grupo Uzume (FRA); com o Teatro di Nascosto (ITA); com o Festival Grenland Friteater (NOR); e com o Voix Polyphoniques, de Brigitte Cirla (FRA).

(Blanca es la noche, de Julia Varley. Foto: Divulgação)

Como atriz, é discípula de Julia Varley (Odin Teatret), que dirigiu seus solos Semillas de Memoria e Blanca es la noche. Foi tradutora e/ou revisora das edições argentinas: de Pedras d'água, de Julia Varley; Queimar a casa, de Eugenio Barba; El caballo ciego, de Eugenio Barba e Iben Nagel Rasmussen (Odin Teatret); Huellas en la nieve, de Roberta Carrieri (Odin Teatret); e Os alquimistas do palco: laboratórios de teatro na Europa, de Mirella Schino.

(Ana Woolf durante Magdalena 2da Generación, na Argentina. Foto: Magdalena 2da Generación)

Ela é fundadora, junto com Florecía Coppola, e diretora artística do Magdalena 2da Generación, evento da rede Magdalena na Argentina. Seu trabalho de investigação e produção está centrado no conceito do teatro como um feito de interdisciplinariedade e comunitário, enraizado na essência da identidade nacional e latino-americana. Por meio dos festivais, encontros, oficinas e intercâmbio culturais entre artistas de diferentes regiões da Argentina, o Magdalena 2da Generación busca recuperar a vitalidade da cultura própria, resgatando a riqueza da diversidade.

Este ano, Ana irá estrear no SOLOS FÉRTEIS seu novo espetáculo Shador de las noches, dirigido por sua compatriota e mestra em Suzuki, Monica Viñao. Shador de las noches é a história de uma mulher ocidental que faz muitas concessões e, por isso, vai se perdendo pouco a pouco por amor no mundo oriental. E vai aprendendo o que realmente está por trás do que pensa e chama de amor.

(Ana em sua oficina Koshi or not Koshi, durante a primeira edição do SOLOS FÉRTEIS, em 2010. Foto: Edu Barroso/SOLOS FÉRTEIS)

Sua oficina Você disse Tango ou Salsa? Vamos jogar, vamos dançar. é sobre a dança da mente e do corpo seguindo os ritmos do tango e música latino-americana; é sobre ser capaz de estar onde temos que estar quando temos que estar, ouvindo o outro e sendo capazes de nos comunicar sem palavras. A oficina inclui exercícios baseados em técnicas orientais a fim de introduzir o conceito de presença, atenção e ação, usando textos e canções para buscar maneiras de apaziguar os rumores da mente.

Para mais informações sobre Ana Woolf, clique aqui.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário