sábado, 14 de julho de 2012

CRISTINA CASTRILLO!

Desde a fundação do Libre Teatro Libre - um dos principais grupos de teatro da Argentina e da America Latina nos anos 70 - até a fundação do Teatro delle Radici (Teatro das Raizes, em portugues) -  em 1980, na Suiça -, Cristina Castrillo acumula 40 anos como profissional do teatro.

(Cristina Castrillo em Umbral. Foto: Divulgação/Teatro delle Radici)

Ao longo desses anos, a artista argentina radicada na Europa se dedicou exclusivamente à investigação dos elementos que estão na base de formação do ator, valorizando o papel do ator como o centro primordial do fazer teatral. Esse trabalho ainda continua em Lugano, Suiça, com a Escola Laboratório Internacional de Teatro, para atores estrangeiros. Através da Escola e das oficinas ministradas em diferentes países, desenvolveu um método de ensino próprio.

(Alunos em oficina na Escola Laboratório, na Suiça. Foto: Divulgação)

A Escola Laboratório dirigida por Castrillo e sua sócia do Teatro delle Radici, Bruna Gusberti, investiga verticalmente temas como o uso do corpo, a criação de personagens, a poesia da expressão, as raízes pessoais da criatividade, a voz e o som, a memória histórica e a máscara.

(Espetáculo Shakesperiana, dirigido por Cristina Castrillo, realizado pelo Teatro delle Radici. Foto: Teatro delle Radici/Illuminati/Marzio Picchetti)

Em Brasília, Cristina dará a oficina A Linguagem da Memória. A memória é um dos elementos fundamentais do trabalho teatral de Cristina Castrillo. Não apenas aquilo que uma pessoa lembra, mas principalmente, aquela particular, às vezes imperceptível rede de "dicas" pela qual uma emoção vem à tona ou uma reação dirige seus movimentos. A memória não é percebida como a reprodução de fatos, mas como uma misteriosa geografia pessoa com a qual nos manifestamos, materializamos, retratamos e transmitimos. A combinação de dois valores decisivos como a prática da memória física e o desenvolvimento da memória emocional, junto com a determinação do ator como eixo principal do ato criativo, são os parâmetros em que o trabalho de Cristina se baseia e se desenvolve.

(Espetáculo Umbral. Foto: Divulgação/Teatro delle Radici)

O espetáculo Umbral é a primeira parte de um projeto mais amplo chamado Notas de Viagem, proposta que encerra a necessidade de refletir sobre um evento criativo que, como todas as viagens importantes, contém não apenas o mapa de um trajeto, mas também as imagens, os encontros, as incertezas e os becos sem saída de um longo caminho. Um espetáculo que fala simplesmente do teatro convertido em um potente e essencial instrumento de comunicação.

(Espetáculo Umbral. Foto: Divulgação/Teatro delle Radici)

Para mais informações sobre Cristina Castrillo, a Escola Laboratório Internacional de Teatro e o Teatro delle Radici, clique aqui.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário