segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ESPAÇO A HORA DO FUXICO!

Espaço prêt-à-porter dedicado à atriz Dulcina de Moraes, fundadora da Fundação Brasileira de Teatro. Intervenções, works in progress, performances, exposição, bazar, música, pipoca, poesia e serenatas. O Espaço Fuxico é idealizado por Luciana Martuchelli.

De 10 a 15/09
A partir das 19h
Foyer do Teatro SESC Garagem (913 sul)


Baraka (DF)
Atuação: Mirabai
Dia: 14/09, sexta-feira
Horário: 21h

Baraka significa sopro, respirar junto, palavra que tem sua origem no sufismo, a presença do sagrado da vida. Nesta performance, inspirada em rituais de várias tradições pertencentes a diversas culturas, a presença feminina é fonte de inspiração. Foi idealizado pela dançarina, atriz, pesquisadora e professora Mirabai cujo trabalho é influenciado pelo Oriente e as técnicas corpóreas, na composição de personagens e na sua dança pessoal.


Branco Silêncio das Horas (BRA) 
Atuação: Letícia Castilho
Dia: 12/09, quarta-feira
Horário: 21h

Branco Silêncio das Horas é a primeira centelha da nova obra em desenvolvimento da atriz e performer Leticia Castilho, recentemente convidada pela Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas para trabalhos futuros. Inspirado em “A branca voz da solidão”, de Emily Dickinson. Uma mulher, após inúmeras tentativas frustradas de desaparecer, opta por viver dentro de uma caixa pelo resto da sua “não-existência”. Este exercício começa quando, ao decidir sair da caixa, ela percebe que está invisível: inexistente, sem história, sem memória nem descendentes.


Contação de Histórias (SP)
Atuação: Cia. Ponta da Língua
Dia: 10/09, segunda-feira
Horário: 19h

O grupo tem na Ponta da Língua histórias como: Vasalisa – fala sobre seguir a voz a intuição, e enfrentar as dificuldades do caminho; La Loba – fala sobre a essência selvagem de cada mulher; Uma fábula sobre a fábula – a importância das histórias; e O Violino Cigano – história de amor que fala do poder das tradições.


Jogando com os Mortos
Atuação: Participantes da Oficina "Jogando com os Mortos"
Dia: 15/09, sábado
Horário: 21h

Apresentação das participantes da oficina de criação e manipulação de bonecos no estilo Bunraku com Deborah Hunt. Após cinco dias de mergulho nesta técnica, o material desenvolvido é também um cartão de visita e ponto de partida para futuras performances das artistas envolvidas. 


O Verbo Tocar (DF)
Atuação: Iara Ungarelli
Dia: 13/09, quinta-feira
Horário: 21h

Em O Verbo Tocar, Iara Ungarelli nos apresenta a viola da gamba e suas possibilidades artísticas ao fazer música antiga de uma maneira inovadora. Em sua performance, toca viola da gamba, um instrumento que tem seu som inspirado na voz humana; canta algumas canções, onde imagens, memórias e contrastes dessa arte barroca tocam sua vida. Nos revela, assim, os caminhos que uma mulher faz pouco a pouco para encontrar a excelência, a delicadeza e a força, próprias do ser humano. O Verbo Tocar é o início da parceria entre Iara Ungarelli e a diretora Luciana Martuchelli.


Pipocando Poesia e Palhaça Matusquella (DF)
Atuação: Pipocando Poesia
Dias e horários: 10/09, segunda-feira, às 19h e às 21h; 11 e 12/09, terça e quarta-feiras, às 19h.

No Pipocando Poesia com a Palhaça Matusquella, Manoel de Barros tem sabor de alecrim. No carrinho do Pipocando Poesia também pode-se provar um tantinho de Ferreira Gullar, de Adélia Prado, de Hilda Hilst — doces ou salgados. Uma vitrine poética com sabor todo especial.


Uma Saia Cheia de Histórias (DF)
Atuação: Rose Costa
Dia: 11/09, terça-feira
Horário: 21h

Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado; Uma ideia toda azul e A Moça Tecelã, ambas de Marina Colasanti; e Maria – Vai – Com – As – Outras, de Sylvia Orthof. Uma em homenagem à beleza da raça negra, enquanto as outras falam da importância de agir segundo o seu querer ou de compartilhar ideias e da possibilidade de tecer um recomeço após um desencanto. Obras apresentadas pela contadora de histórias Rose Costa. 

Fotos (de cima para baixo): Marcelo Dischinger, Marco Aurélio Prates, Cintia Carvalho, Mask Hunt, Plínio Ricardo, CiRcA Brasilina e Ricardo Calixto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário