segunda-feira, 11 de junho de 2018

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS OFICINAS!

FAC - Fundo de Apoio à Cultura apresenta

 FESTIVAL E ENCONTRO INTERNACIONAL DE MULHERES NO TEATRO 
THE MAGDALENA PROJECT BRASIL  
TERCEIRA EDIÇÃO
De 23 a 29 de julho de 2018 – Brasília – DF

Monólogos e unipersonais nacionais e internacionais, works-in-progress, demonstrações de trabalho, mesas redondas, conferências, lançamentos de livros, fóruns, saraus, instalações,
exposições e oficinas de excelência.
 

TEMA DA EDIÇÃO DE 2018: 
A CAIXA DE PANDORA 
O que ficou dentro da caixa e que nos sustenta em tempos obscuros? 

Em sua terceira edição, o SOLOS FÉRTEIS é um festival e encontro de mulheres no teatro contemporâneo que integra, desde 2010, o Magdalena Project – rede dinâmica e intercultural fundada por Jill Greenhalgh no País de Gales em 1986, que facilita a discussão e oferece apoio e treinamento a mulheres artistas, atrizes, diretoras, investigadoras e performers. 

O SOLOS FÉRTEIS foi criado na capital brasileira pela atriz e diretora Luciana Martuchelli com apoio da sua companhia teatral, a Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, a fim de dar ressonância e estimular a perspectiva crítica da voz e das linguagens usadas e elaboradas por mulheres no teatro. Desde sua origem, está dedicado a reunir no coração de Brasil um número cada vez maior de diretoras, atrizes, pensadoras e pedagogas que invistam em teoria e montagens de performances solo, monólogos, unipersonais, enfatizando o trabalho com a voz, com a dramaturgia corporal, com a escrita teatral e com a cultura de grupo. 

O festival de âmbito internacional pretende estimular a produção de solos atraindo mulheres que estão renovando diariamente o panorama conceitual, filosófico e linguístico do teatro contemporâneo por meio da organização de um fórum criado especialmente para gerar aperfeiçoamento, intercâmbio e reflexão sobre esse gênero teatral. 

O tema desta edição será “A Caixa de Pandora”. Segundo o mito grego, Pandora foi a primeira mulher a existir e que, por descuido da própria curiosidade, ao abrir uma caixa que lhe foi confiada, liberou todos os males até então inéditos: guerras, doenças, ódio, etc. “Ela” e sua curiosidade viraram símbolo das mazelas do mundo; o festival traz um foco no que ficou dentro da caixa: a esperança. Paralelo ao mito cristão, e demais “mitografias patriarcais” – onde a mulher é a responsável pela perda do Paraíso, por exemplo – o festival pergunta qual o verdadeiro saber por detrás desses arquétipos, qual é o legado e responsabilidade da mulher artista contemporânea. O que nos sustenta quando tudo mais parece estar desmoronando. Desta forma, essa edição pretende ser um oásis, uma viagem em direção ao alento, ao néctar: onde vive a esperança e toda ação que nos imuniza contra a impotência e o horror. 

Dentro desta edição, também abriremos a discussão para o tema “Novas Masculinidades”. Promoveremos uma reflexão de como homens e mulheres podem lutar juntos contra a violência, dando suporte mútuo e criando espaços de cooperação e igualdade. O que é ser homem neste novo mundo febril por igualdade que surge? As imagens da masculinidade difundidas pela cultura estão desgastadas. Fazendo com que muitos homens percebam tais modelos com desconfiança, ou como pressões sociais, culturais e políticas impostas, e desta forma, podemos aceitá-las ou refutá-las. 

Convidamos e selecionamos artistas brasileiras e estrangeiras para jogar luz e ser vitrine do melhor do ser humano: a arte como alento e inteligência emocional contra a intolerância. 

O festival não é apenas uma vitrine, mas um encontro que quer promover contraste espelho, perspectiva, endosso, conexão e novos frutos. 

Assim, a programação do SOLOS FÉRTEIS além de englobar espetáculos, performances, demonstrações de trabalho e fóruns, prevê oficinas, espaços de troca, mesas redondas, tudo contemplado por suporte de transporte, almoço e jantar, e hospedagem para as artistas que se apresentarão e artistas participantes locais e de todas as partes. Sua tradição traz algumas atividades gratuitas e abertas, porém outra parte, acontece fechada e em regime de imersão, mantendo assim, o caráter intimista e perfil do Magdalena Project, onde artistas participantes, artistas convidadas e o staff do festival passam a maior parte do tempo juntas. 

Para artistas participantes, interessadas em compartilhar seus trabalhos, também haverá um espaço de troca “Pret-a-Porter”, para trabalhos em processo.

OFICINAS 
Neste ano serão oferecidas apenas 60 vagas. Por se tratar de um festival de incentivo e fomento à produção de mulheres, 80% das vagas são preferenciais para atrizes, diretoras, acadêmicas, cantoras, bailarinas, cineastas e performers selecionadas por envio de ficha de inscrição e currículo; homens podem concorrer a até 20% das vagas. Justamente para fomentar maior intercâmbio entre artistas de outras regiões e países interessadas/os no encontro internacional, obras, fóruns e treinamentos durante o festival, que oferecemos hospedagem a preços acessíveis com café da manhã. 

Cada oficina terá lotação de 12 pessoas, portanto não garantimos que a oficina por você escolhida será para a qual será selecionada, pois as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, seguida de avaliação do currículo e motivação de estar presente. Cada oficina terá carga horária total de 12 horas/aula. 

Como parte da filosofia do SOLOS FÉRTEIS 2018, todas as oficinas desta edição terão apresentação dos resultados, a fim de que as participantes não apenas troquem experiências do aprendizado após a semana de trabalho, mas possam levar consigo pequenas células de técnica ou proposta para nutrir seus coletivos, ou para futuras performances ou mesmo solos. Nesta edição por exemplo há obras que nasceram em edições anteriores do festival. As apresentações dos resultados das oficinas não serão abertas ao público; serão exclusivas para as artistas convidadas e participantes inscritas do encontro. A participação nessa apresentação final é opcional.

LEIA ATENTAMENTE TODA A DESCRIÇÃO DAS OFICINAS, incluindo as necessidades de cada uma delas.

OFICINA 1 – A LINGUAGEM DA MEMÓRIA 
Com: CRISTINA CASTRILLO e BRUNA GUSBERTI – Teatro delle Radici (Argentina/Suíça) 
Ministrado em: Espanhol 
De 24 a 26/07, de 9h às 13h. 
O elemento fundamental do trabalho teatral de Cristina Castrillo é a memória; não apenas aquilo que uma pessoa lembra, mas principalmente, aquela particular, às vezes imperceptível, rede de “dicas” pela qual uma emoção vem à tona ou uma reação dirige seus movimentos. “Memória” não é percebida como a reprodução de “fatos”, mas como uma misteriosa geografia pessoal com a qual nos manifestamos, materializamos, retratamos e transmitimos. A combinação de dois valores decisivos como a prática da memória física e o desenvolvimento da memória emocional, junto com a determinação do ator como eixo principal do ato criativo, são os parâmetros em que o trabalho de Cristina se baseia e desenvolve. Bruna Gusberti ministra a parte vocal.

Pré-requisitos: Roupas leves para atividade física. Levar objetos para trabalho que serão especificados antes do início dos trabalhos. Lápis e bloco de notas.

Sobre Cristina Castrillo: Quatro décadas dedicadas profissionalmente ao teatro; desde o início (nos anos 70, na Argentina) do Libre Teatro Libre, um dos mais significativos grupos da América Latina, até a fundação (em 1980 na Suíça) do Teatro delle Radici (Teatro das Raízes, português). A vasta experiência deste período (como atriz, pedagoga e diretora) permitiram-na consolidar sobre si mesma no início e com vários atores depois, os aspectos fundamentais de sua concepção teatral. A dedicação exclusiva à investigação dos elementos que estão na base da formação do ator propiciou a criação de espetáculos solos e grupais, valorizando o papel do ator como centro primordial do fazer criativo. Aprofundou a pedagogia com a criação, em Lugano (Suíça), da Escola Laboratório para atores estrangeiros e desenvolveu, posteriormente, o método através dos numerosos workshops aplicados em todo o mundo.
http://www.teatrodelleradici.net/

OFICINA 2 – ECO DO SILÊNCIO 
Com: JULIA VARLEY – Odin Teatret (Inglaterra/Dinamarca) 
Ministrado em: Português 
De 24 a 26, de 9h às 13h. 
Dramaturgia vocal para atores e cantores. A oficina propõe a criação de partituras cênicas ensinando as atrizes a pensarem por meio de ações. Concentra-se na unidade do impulso físico e vocal e da voz cantada e falada, na relação entre texto e ação, tentando reconhecer a voz individual no coro e alcançar a generosidade da voz dada ao espaço. Pré-requisitos: Participantes devem ter texto decorado (poesia ou prosa de aprox. meia página) e música com o tema “silêncio”. Usar roupas leves para atividade física. Lápis e bloco de notas. 

Pré-requisitos: Ter um texto e uma canção de cor.

Sobre Julia Varley: Nasceu em 1954, em Londres (ING) e integrou o Odin Teatret em 1976. Além de atuar, participa ativamente como diretora, professora, organizadora/produtora e escritora. Desde 1990, faz parte da organização da ISTA (International School of Theatre Anthropology). Desde seu início em 1986, participa ativamente do The Magdalena Project e é diretora artística do festival Transit, em Holstebro (DIN), e edita a revista The Open Page, dedicada às mulheres no teatro. É autora dos livros O Vento do Oeste, uma novela escrita por um personagem teatral, e Pedras d’água, sobre suas experiências como atriz do Odin Teatret.
http://www.odinteatret.dk/about-us/actors/julia-varley.aspx

OFICINA 3 – PASSARELA – OFICINA MONTAGEM 
Com: PATRICIA ARIZA – Teatro La Candelária (Colômbia) 
Ministrado em: Espanhol 
De 24 a 26, de 9h às 13h. 
Mulheres desfilam em passarelas tradicionais para mostrar roupas: são cabides humanos para vender vestuário. Nessa “Passarela”, mulheres (e, pela primeira vez nesta oficina, também homens) marcharão para revelar suas almas. Elas e eles desfilam para condenar todas as formas de violência de gênero mas também para denunciar a guerra e a violência política, cultural e econômica. Criarão uma performance com ações de rebelião, poesia e humor para acusar, zombar e resistir ao uso dos corpos de mulheres e de homens como mercado de luxúria, abuso da guerra e objeto da dominação patriarcal. A “Passarela” também celebrará a diversidade de gênero. A “Passarela” construirá um palco compartilhado, onde artistas e não-artistas, atuando como protagonistas de suas próprias histórias, se unem para se mostrar como realmente são. Este não é um teatro de testemunhas, mas um laboratório de criatividade pessoal e coletiva para celebrar a diversidade física e sair da prisão dos estereótipos. A Passarela será apresentada como uma das atrações da programação do festival e é parte integrante do fórum de Novas Masculinidades. 

Sobre Patricia Ariza: Membro fundadora do Teatro La Candelária, em Bogotá. É atriz, diretora e escritora. Presidente da Corporação Colombiana de Teatro. Além do seu trabalho no Teatro La Candelária, Patricia colabora com Lucy Bolaños e Pilar Restrepo em Cali e é muito ativa na produção, direção e organização de espetáculos, eventos, festivais, encontros com jovens que moram nas ruas, prostitutas, dependentes químicos, pessoas proscritas pela guerra e viúvas e crianças de Urabá, conhecida como a região mais violenta da Colômbia. Patricia faz parte da rede Magdalena há muitos anos e, em 2006, organizou o Festival Magdalena Antígona, em Bogotá.
http://corporacioncolombianadeteatro.com/

OFICINA 4 – KOSHI OR NOT KOSHI 
Com: ANA WOOLF – Magdalena 2da Generación (Argentina)
Ministrado em: Português 
De 24 a 26/07, de 9h às 13h. 
O trabalho se articula ao redor da noção de presença. Presença do corpo, da voz. Presença de um todo. Trabalharemos sobre os centros de atenção: os pés e o quadril. A oficina se baseia no desenvolvimento de diferentes exercícios físicos e vocais pertencentes a técnicas orientais e ocidentais. Por meio delas, a partir do corpo, se busca uma aproximação primária a conceitos como presença, energia, ação e organicidade. Se busca também explorar diferentes qualidades de energia e aprender de que maneira podemos transforma-la em energia funcional, manipulável e disponível para a atriz e o ator. O trabalho proposto não falará de “interpretação” nem de “personagens”, mas de espaço e respiração, ação, cabeça que dança e pés que pensam. Estar presente com todo o nosso corpo “aqui e agora”.

Pré-requisitos: Participantes devem levar por escrito algumas linhas sobre como elas veem a voz (o que é a voz para elas, o que esperam dela, o que querem com ela). Levar echarpe longa, sapatos de salto alto (opcional), um par de sapatos confortáveis, meias e uma música que você gostaria de compartilhar.

Sobre Ana Woolf: É co-fundadora do Magdalena 2da Generación, projeto ligado à Rede Magdalena, iniciado em janeiro de 1998. Seu trabalho de investigação e produção está centrado no conceito do teatro como um feito de interdisciplinaridade e comunitário, enraizado na essência da identidade nacional e latino-americana. Por meio dos festivais, encontros, oficinas e intercâmbio culturais entre artistas de diferentes regiões da Argentina, o Magdalena 2da Generación busca recuperar a vitalidade da cultura própria, resgatando a riqueza da diversidade.

OFICINA 5 – CAIXA DE MEMÓRIA 
Com: YA-LING PENG – Uhan Shii Theatre Group (Taiwan) 
Ministrado em: Inglês com tradução para Português
De 24 a 26/07, de 9h às 13h.
“Gosto de escutar as histórias de vida das pessoas, de compartilhar histórias de vida com o objetivo de conecta-las. Acredito que nossas vidas têm uma intenção – somos os mesmos, ainda que eu não tenha participado da sua experiência, posso te compreender. Através das histórias de memórias, descobriremos que somos irmãs e irmãos. Não há diferença entre você e eu. Temos muito em comum, somos uma família.” “Caixa de Memória” é uma instalação de um momento da vida através de nossas realizações que reafirma o significado de cada momento. Somente se conhecemos nosso passado, podemos nos observar e conhecer hoje e sonhar com o futuro. Primeiro dia: Ritual da Memória. Segundo dia: Caixa de Memória. Terceiro dia: Rota de Volta à Origem.

Pré-requisitos: Caderno de anotação exclusivo para a oficina.

Sobre Ya Ling Peng: Trabalha como atriz, diretora e dramaturga. Começou sua carreira no teatro em 1981 fundando a companhia Teatro Círculo-Quadrado. De 1988 a 1991, Ya-Ling Peng estudou atuação em Londres com o Animate Theatre, London School of Mime and Movement e fez parte da companhia teatral Tragic Carpet. Em 1993, fundou o primeiro grupo de teatro para idosos de Taiwan, Modern Form Theatre Group. Em 1995, fundou Uhan Shii Theatre Group, em Taipei. Ya-Ling também ajudou as cidades Kau-Sheion, Shin-Chong e Shin-Jeou a começarem seus próprios teatros comunitários e foi diretora de seus primeiros espetáculos. Também trabalhou com vários grupos teatrais profissionais. Ya-Ling organizou dois festivais em Taiwan em colaboração ao Magdalena Project.



OFICINA 6 – O CORPO: TERRITÓRIO E FRONTEIRA 
Com: VIOLETA LUNA (México/EUA) 
Ministrado em: Espanhol com tradução para Português 
De 24 a 26/07, de 9h às 13h. 
A oficina está dirigida a estudantes e profissionais de arte, da performance, do vídeo, do teatro ou da dança e a interessados em propostas parateatrais. As participantes utilizarão seus corpos como território de criação e desenvolverão ações a partir de suas complexidades pessoais de memória, identidade e sentido individual e social de raça, gênero e sexualidade. Alguns dos temas abordados na oficina serão: O Corpo (exercícios práticos de presença e energia interna); O Espaço (relação com o entorno, intervenção de espaços públicos e privados); O Tempo (real, ficcional e ritual); A Ação (criação in situ, reação, estímulos reais e fictícios, interação com o público e manipulação do acaso); Práticas de ação, utilizando objetos comuns. Dirigido a artistas de performance, atores, bailarinos, videoartistas, artistas visuais e/ou estudantes. 

Pré-requisitos: As participantes devem ter alguma experiência em treinamento corporal e conhecimento sobre a performance arte. Enviar carta de interesse em participar da oficina e breve currículo. 

Sobre Violeta Luna: Atriz, performer e ativista. Explora em seu trabalho a relação entre o teatro, a performance e o compromisso social. Trabalhando em um espaço multidimensional que facilita o cruzamento das fronteiras estéticas e conceituais, Luna utiliza seu corpo como território para a problematização, o questionamento e o comentário relacionado com os fenômenos sociais e políticos. Nascida na Cidade de México, Violeta é licenciada em Interpretação Teatral pelo Centro Universitário de Teatro (CUT), UNAM e na Casa del Teatro. Tem apresentado seu trabalho e ministrado oficinas e cursos em diferentes países da América Latina e Europa, assim como em Ruanda, Egito, Nova Zelândia, Japão, Estados Unidos e Canadá. Atualmente é bolsista da Creative Capital e National Association of Latino Arts and Cultures (NALAC). É membro do The Magdalena Project: International Network of Women in Contemporary Theatre e artista associada dos coletivos de performance La Pocha Nostra e Secos & Mojados, com sede em São Francisco, Califórnia. Entre seus trabalhos mais importantes, destacam-se: “Réquiem para una tierra perdida”, “Frida”, “NK603”, “Apuntes sobre la Frontera” e uma série de colaborações com o grupo La Pocha Nostra.
www.violetaluna.com

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS ATÉ DIA 30/06 
Veja abaixo as opções de PASSAPORTE para integrar o encontro e festival SOLOS FÉRTEIS e participar de oficinas, mesas redondas e ter livre entrada para os espetáculos.

PASSAPORTE 1 – LOCAL 
Valor: R$ 800,00 (oitocentos reais) 
Inclui:
• CREDENCIAL com livre entrada e prioridade de acesso em todas as atividades e espetáculos do festival, de 23 a 29 de julho;
• TRANSLADO durante as atividades relacionadas ao festival nos horários estabelecidos pela programação;
• CERTIFICADO de participação;
• ALIMENTAÇÃO (almoço, jantar e festa de encerramento – bebidas não inclusas);
• WORKSHOP residente com artista internacional com carga horária de 12 horas/aula, com intercâmbio de resultados ao final da semana. Seu propósito é que as participantes possam levar consigo um abundante material para seus futuros trabalhos, além de possíveis novas conexão de trabalho.

OBSERVAÇÃO: traslados fora do circuito oficial do festival serão de responsabilidade de cada participante.

PASSAPORTE 2 – NACIONAL OU INTERNACIONAL
Valor: R$ 1.610,00 (mil seiscentos e dez reais) 
Inclui:
• HOSPEDAGEM com café da manhã;
• TRADUÇÃO nas oficinas e fóruns;
• CREDENCIAL com livre entrada e prioridade de acesso em todas as atividades e espetáculos do festival, de 23 a 29 de julho;
• TRANSLADO durante as atividades relacionadas ao festival nos horários estabelecidos pela programação;
• CERTIFICADO de participação;
• ALIMENTAÇÃO (almoço, jantar e festa de encerramento – bebidas não inclusas);
• WORKSHOP residente com artista internacional com carga horária de 12 horas/aula, com intercâmbio de resultados ao final da semana. Seu propósito é que as participantes possam levar consigo um abundante material para seus futuros trabalhos, além de possíveis novas conexão de trabalho.

SOBRE A HOSPEDAGEM
O festival tem caráter intimista e promove grande parte da sua programação em regime de imersão para que todos os envolvidos – artistas participantes, artistas convidadas e staff do festival – passem a maior parte do tempo juntos. Assim, as atividades pedagógicas, refeições, mesas-redondas e espetáculos se tornam um espaço não somente de vitrine, mas de encontros, feedback, aprimoramento e apoio mútuo.

Partindo desse princípio e para fomentar uma maior troca multicultural com a presença de artistas de outros estados e países, o encontro oferece esta¬da em quartos duplos com café-da-manhã inclusos. Estada com check-in dia 23/07 a partir das 14h e check-out dia 30/07 até as 12h.

ATENÇÃO 
O preço promocional da hospedagem na capital deve-se à parceria entre o Instituto Divino Mestre e o SOLOS FÉRTEIS. As interessadas em se hospedar com cônjuge ou familiar, ou em quarto individual, devem comunicar a produção para saberem se há essa disponibilidade de quartos e quais são os preços praticados para estas modalidades. 

FORMAS DE PAGAMENTO
PASSAPORTE 1 – LOCAL
- À vista: R$ 800,00
- Em 2x: R$ 400,00 (primeira parcela à vista e segunda parcela até dia 10/07)

PASSAPORTE 2 – NACIONAL OU INTERNACIONAL
- À vista: R$ 1.610,00
- Em 2x: R$ 805,00 (primeira parcela à vista e segunda parcela até dia 10/07)

CONTA PARA DEPÓSITO/TRANSFERÊNCIA 
 001 Banco do Brasil 
Agência: 1230-0 / Conta Corrente: 226.225-8 
Favorecido: Teatro Mítico Olhos D’Água 
CNPJ: 38.074.274/0001-06

Preencha a FICHA DE INSCRIÇÃO, salve-a em pdf e envie em anexo juntamente com fotografia de rosto (jpeg de até 500kb) para solosferteis@gmail.com. Colocar no assunto INSCRIÇÃO OFICINA (NÚMERO DA OFICINA). Após recebido o e-mail de confirmação da vaga pela produção do festival, a participante, deverá fazer depósito, transferência ou DOC do investimento, da forma optada, na conta abaixo e enviar o comprovante de pagamento para o mesmo email e assunto. 

SOMENTE após o depósito, a vaga será preenchida e a inscrição confirmada. O pagamento deverá ser feito em até 48 horas após o recebimento do e-mail da produção para garantir a vaga.



REALIZAÇÃO
Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas
SOLOS FERTEIS – The Magdalena Project – Brasil
+55 61 9 8417 8167 / 9 8402 2696
Brasília – Brasil
www.solosferteis.blogspot.com / solosferteis@gmail.com 
https://www.facebook.com/solos.ferteis
http://www.themagdalenaproject.org/en/content/solos-ferteis
https://www.facebook.com/taofilmes